top of page

Vivendo com propósito os anos de solteira

diasderenovo

Como tenho me alegrado com testemunhos sendo compartilhados que nos levam a ter convicção de que nosso Amado Jesus é o noivo a quem devemos esperar. E, nesse caminho de aguardá-lo, o Senhor tem me levado a meditar no que Ele espera de mim hoje, enquanto solteira. Como noivas precisamos nos adornar, nos preparar, e isso independe do estado civil, pois ninguém que escolheu viver para Cristo tem o direito de se sentir livre para fazer o que quer sem nenhum compromisso. A solteirice, seja por alguns anos ou por toda a vida, não é um tempo para viver sem responsabilidades, mas um tempo para servir a Cristo de coração e tempo integral, independentemente da ocupação. Como uma mulher solteira, preciso servir a Jesus, como todo o meu corpo e espírito.


“O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. ” (I Coríntios 7:32-34)


Enquanto solteira, não posso viver para mim mesma, me preocupando com a autorrealização ou tornando esse momento em um tempo a ser “suportado”.


“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. ” (Colossenses 3:17)





Deus tem me ajudado a enxergar que o tempo de minha solteirice não é uma temporada “no

meio” que eu deveria suportar, mas um período importante e valioso da vida. Preciso buscar

viver para a glória de Deus sem desperdiçar meu tempo ansiando pelo futuro, o que Deus me

chamou para ser e fazer aqui e agora (Ef 5:15-20).


Lembro de algo que um dos nossos queridos pastores de Salvador compartilhou uma vez

conosco, que os solteiros não são a “segunda categoria”, como muitos de nós pensamos, mas

são a glória da igreja! Não é um comparativo, mas um ânimo, nos mostrando o quanto Deus

conta conosco para vivermos concentradas em cooperar com o propósito d'Ele. Quero ressaltar que o problema não é desejar o casamento, pois isso também nasceu no coração do nosso Senhor, mas é o quanto permitimos que esse desejo ultrapasse nossas vidas e desperdice esses preciosos anos de vida, paralisando-nos ou deixando-nos infrutíferas, ansiando o futuro, enquanto Deus deseja que vivamos desimpedidas, intencionalmente para Ele no tempo que tem nos dado hoje.


“Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas

somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor. ” (I Coríntios 7:35)


Preciso concentrar minha vida em viver para Jesus, em buscar o seu caráter. O crescimento espiritual não espera pelo casamento, e para isso, não é preciso esperar que Deus traga oportunidades à porta, e, assim comecemos a fazer grandes esforços para servir e amar ao Senhor e aqueles que Deus colocou ao meu redor, muito pelo contrário, há tantas necessidades na igreja que precisam ser atendidas.


Como mulheres solteiras o Senhor nos capacita a cooperar de tantas maneiras, como por exemplo:


Relacionando com as famílias – O tempo que podemos investir com as famílias tem influência valiosa para nossa vida. As solteiras cujas vidas são caracterizadas pela solidão ainda não descobriram o seu lugar no corpo de Cristo, pois Deus faz com que o solitário viva em família (Sl 68:6). Podemos servir cuidando das crianças ou dando algum suporte necessário a essas famílias e sermos abençoadas pela sabedoria e maturidade dos casados.


Fazendo o bem – Essa é uma oportunidade de nos colocar no lugar do outro e tirar os olhos de nós mesmas, de amparar os desamparados (Tg 1:27; Ez 16:49; Dt 15:7-11).


Servindo uns aos outros – Deus nos criou para sermos auxiliadoras, ajudadoras (Gn 2:18) e esse papel não é apenas no casamento. Podemos servir enquanto solteiras de inúmeras maneiras, Jesus é o nosso maior exemplo de serviço com alegria, Ele dignificou a tarefa de servir (Lc 22:27).


Sendo exemplo – Há tantas meninas e vidas que necessitam ser impactadas com modelos de

solteiras piedosas. Tantos amigos que podemos ajudar como mulheres que venham auxiliá-los, ajudá-los também dando a nossa amizade (1 Tm 4.12; Tt 2:6-8) e tantas outras situações em que podemos buscar depender de Deus para ativamente ter oportunidades de servi-lo, pois tudo é por meio dEle, por Ele e para Ele! (Rm 11:36)


Tenho buscado submeter a minha alma e coração a crer que se o plano de Deus para mim for

que eu me torne uma esposa e mãe, então eu esperarei pacientemente, sem me preocupar, até que Deus cumpra a Sua vontade. Enquanto isso, no entanto, o casamento não deve ser a minha busca, nem realização ou satisfação. Buscarei a Ele.


“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. ”

(Salmos 62:5)


Queridas, tudo que compartilhei aqui é um compilado do que Deus me levou a meditar, não que eu tenha alcançado, mas prossigo a cada manhã buscando aceitar o tempo que Ele tem preparado para mim, confiar em Sua soberania, entregar minha vida, sonhos e desejos, e enfim descansar em Sua boa, agradável e perfeita vontade. Jesus é suficiente!


Com carinho,


Rebeca Lobo



Rebeca Lobo é discípula de Jesus e mora em Salvador.

1 Kommentar


melinamarambaia
06. Aug. 2021

Que precioso presente de Deus ter amigas como você! Jesus é perfeito e nossa comunhão com Ele nos satisfaz em TUDO.

Gefällt mir
bottom of page