Olá! Aqui vai um pouco sobre mim: me chamo Ieda, tenho 31 anos (vou fazer 32 anos esse mês), moro no Rio de Janeiro há 6 meses, sou recém casada com o Diogo, o mais lindo de todos, sou formada em gastronomia e também criadora desse espaço Dias de Renovo – para mulheres; amo criar, compartilhar as boas novas do evangelho, amo tomar café e ler, amo coisas manuais (cozinhar, decoração, pintar em madeira e outros), amo dormir rsrs, amo escrever e separar um tempo especial para esses momentos, e acima de tudo isso amo o meu Senhor Jesus. E meu desejo é que você também O ame acima de todas as coisas.
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lamentações 3:24-25
Nada, absolutamente nada, nos define mais do que o nosso Amor por Cristo.
Embora nem todas sejam chamadas a casar, todas somos convidadas a entregar cada área de nossa vida a Cristo. E cada uma de nós, seja solteira ou casada, pode experimentar a beleza que é viver o padrão do Senhor em cada área da nossa vida.
Corrie Ten Boom escreveu:
“O casamento não é a reposta para a infelicidade. A felicidade pode ser encontrada em um relacionamento equilibrado com Jesus Cristo. Quando você pertence a Cristo pode ser feliz com ou sem marido, segura somente em Cristo”.
Como me apresentei no início, sou recém-casada, me casei em novembro de 2019. Sonhei, abri mão, entreguei ao Senhor, jejuei e orei muito por esse dia. Por mais roteiros que eu criasse em minha memória ou em meus diários, Deus fez infinitamente melhor, no timing perfeito.
Embora, muitas vezes, tenha parecido que estava demorando ou que esse dia nunca chegaria, hoje eu vejo que não poderia ser em qualquer outra época que não aquela que Ele escolheu.
O seu caminho é perfeito. Salmo 18
Nessa caminhada, nessa espera eu descobri que quanto mais eu esperava no Senhor um casamento, mais eu sentia que valia a pena. Isso não significa que não houve dias difíceis, pelo contrário, foram as coisas que sofri que me ensinaram, que me fizeram adquirir experiência e maturidade, para que hoje eu pudesse compartilhar um pouco aqui com vocês e encorajá-las a permanecerem no amor e obediência a Deus. Como eu disse, houve dias em que tropecei, que me faltou fé, esperança, contentamento, obediência, reverência e amor fiel a Deus. Mas, o Senhor sempre foi fiel e constante comigo.
Me envergonhei diante de minhas falhas, em ver que eu não amava o Senhor acima de todas as coisas, que colocava pessoas, necessidades e sonhos acima dele. Só olhava para o que eu queria e não alcançava, tinha um olhar vacilante sobre o meu Senhor, andava triste, me faltava constância, uma entrega sincera de toda minha vida ao Senhor. Rendição.
Antes de me aliançar como Diogo, quase me comprometi com outro rapaz. Recordo que chegamos a orar para buscar a vontade de Deus a respeito daquele relacionamento e, aparentemente, tudo estava dando certo para amadurecer, evoluir e se tornar um compromisso, mas no fim deu errado.
Não entendia porque o Senhor estava permitindo aquilo. Eu pensava: “Fiz tudo certinho (olha o coração enganoso), orei, jejuei, andei na luz, pedi ao Senhor que não deixasse meus sentimentos crescerem por alguém que não fosse o meu marido”, e mesmo assim fracassou. Meu coração ficou partido, me senti muito mal. Questionei muito a Deus na minha pequenez, sentia que ele estava me tirando algo que sabia que era muito importante para mim.
Nessa época o Senhor me falou: quando você se converteu não renunciou tudo por mim?
Da mesma forma, ninguém pode se tornar meu discípulo sem abrir mão de tudo que possui. Lucas 14:33
Aaahhh, como doeu ouvir isso! Senti o Senhor me pedindo para renunciar o desejo de ter casamento e uma família. Foi como se algo ainda me faltasse na caminhada (renunciar a esse desejo) para que o Senhor pudesse aperfeiçoar muitas coisas em minha vida.
E foi justamente por meio dessa situação que uma transformação ocorreu em meu coração. Deus foi fazendo uma obra tremenda, de dentro para fora, em minha vida. No meio de tudo o que eu estava vivendo, com relação a minha família que estava difícil e outras situações importantes.
Foi uma época dolorosa, mas que bênção ter passado (e vencido) todos aqueles sentimentos! Só agradeço a Deus e o amo ainda mais, por isso escrevo isso com lágrimas nos olhos agora. Lembrem-se que para vivermos a vida de Jesus hoje foi pago um alto preço. Ele pagou. Ele é exemplo para nós de obediência e amor ao Pai até a morte e “morte de cruz”, conforme Isaias 53 (sempre trago isso a memória quando as coisas me parecem difíceis demais). Jesus renunciou tudo e se entregou na cruz por mim. Aleluia!
“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. ” 1 Timóteo 4.12
Lembremos que o Seu padrão, a pureza tem um alto preço. Para seguir os passos de Cristo precisamos ser santas. Está tudo no pacote para que trilhemos o seu caminho para nossas vidas até nossa bendita redenção.
É impossível amar profundamente sem sacrifício. Elisabeth Elliot
Justamente, nesse período, comecei a ter muitas experiências com Deus, Ele me disse que queria fazer tudo novo em minha vida e queria TODO o meu coração, não parte dele. E um dia orando o Espirito Santo falou ao meu coração uma frase: são Dias de Renovo. “Deus fará renovar o que se passou” Eclesiastes 3:15
Esse texto e essa fala do Senhor para mim foram o embrião dessa página, que só nasceu anos depois – o que daria outra história rsrs.
Meditando sobre o texto descobri algo interessante:
“O verso de Eclesiastes, que inicia esse artigo diz que Deus renova o que se passou. Esse renovar é anakainosis (Strong 342), uma combinação de ana com de novo sugerindo transformação, renovação, mudança de interior e de vida. Uma obra do Espírito Santo.
“Eis o plano de Deus para cada um de nós: renovação. Acima dessa ordem natural do tempo, que traz de volta o que já existiu, que reproduz o passado e até o futuro, existe uma outra ordem de renovação humana que se sustenta de modo único pela graça do Evangelho de Jesus. ” (Wilma Rejane)
Foi a partir desse dia que cada título do meu diário vinha com essa frase: Dias de Renovo. Um marco, um lembrete do que o Senhor estava fazendo em mim, um lembrete das suas promessas para minha vida. Posso te dizer hoje com confiança e alegria: foi a melhor época da minha caminhada com o Senhor, foi o período que eu mais tive experiências profundas com Ele.
Por isso, te animo hoje a crer que tudo que acontece na nossa vida, Deus transforma para o nosso bem. Ele vê o fruto de tudo, nós semeamos hoje e já queremos colher em um instante, mas o Senhor tem o tempo de cada fruto. E acho lindo que essa semeadura envolve a fé em todo momento. Tenha fé e olhe para Jesus. Lembra que Jesus já viu o fruto, nada foge dos Seus olhos.
Mas vamos lá, como casamento ainda era um desejo do meu coração continuei orando, jejuando, pedindo ao Senhor, e que nunca me desse um marido que ocupasse o Seu lugar em meu coração.
No meu tempo de solteira aprendi a amar a Deus e a viver com alegria plena, sem embaraços, sem vazios (mesmo nos momentos que me sentia só, carente); fiz do Senhor a minha fonte de contentamento, prazer, amor, preferência e satisfação. Enchia a minha boca e declarava a Sua palavra: “O Senhor é a minha porção”, “Ele enche a minha juventude de coisas boas”, “Bom é esperar no Senhor”, “Eu te amo ó Senhor”, “Quero a melhor parte, que ela nunca me seja tirada”, “Tu és tudo para mim”, “minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus”… foram tantos os textos da Palavra que me agarrei para não perder Jesus de vista.
O objetivo de lembrar Suas promessas, palavras e declará-las é para você guardá-las como tesouro, como uma âncora para a sua alma. Elas nos dão forças para a nossa caminhada diária. Creia, viva a Palavra de Deus, prove por você mesma que Ele é bom e fiel.
Aqui estão mais alguns versículos:
Eu nunca vou te deixar nem te abandonar. Hebreus 13: 5
Eu te amei com um amor eterno; por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31: 3
O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo (a) estão os braços eternos. Deuteronômio 33:27a
Lançando todo o seu cuidado sobre Ele, pois Ele se importa com você. 1 Pedro 5: 7
Certa vez li o relato de uma moça que deu uma resposta muito inteligente para uma pergunta difícil: “O Senhor te chamou para ser solteira? ”, perguntaram. Ela respondeu: “Hoje, sim”. Por muitos anos essa também foi a minha resposta. Se o meu presente hoje é ser solteira, então viverei Seu propósito para mim com alegria e dedicação. Vou me empenhar a experimentar tudo que Ele tem para mim neste dia chamado hoje, trabalhando com o que tenho em minhas mãos, fazendo o meu melhor sem me poupar, realizando a obra que ele me chamou para fazer, servindo, encorajando, me doando, desenvolvendo os dons e talentos que El me entregou, sendo uma boa profissional…
Não viva os seus dias de solteira sem propósito, de mãos vazias. Me arrependo do tempo que perdi quando não busquei o Seu reino em primeiro lugar, e por não ter desfrutado de tudo que Ele tinha pra mim nessa estação da minha vida.
Lembremos que quando todos os nossos dias são vividos para Ele, nenhum tempo – passado, presente, futuro – é perdido. Os anos que passamos com Cristo sempre terão um eterno peso de glória.

Satanás não quer que vivamos plenas no Senhor, digo isso para solteiras, casadas e viúvas. Ele quer sempre tirar os nossos olhos de Jesus. Ele vai sempre nos tentar para vivermos desanimadas, tristes, amarguradas, frustradas… Mas a nossa vida nunca será tediosa ou opressiva se escolhermos colocar os nossos olhos em Jesus. Não morda a isca de satanás.
Além de guardar a Palavra de Deus no coração, te encorajo a se encher de tudo que te leva para mais perto de Cristo. Invista na comunhão com o corpo de Cristo, sozinhas nunca vamos conseguir nada, investe em leitura cristã (peça indicação a pessoas de confiança), pesquise e ore a respeito – (vou indicar alguns), cuidado onde coloca os seus olhos, com o que ouve, com quem anda. Evite ficar muito tempo sozinha, ociosa.
Entregue tudo a Jesus.
Olhe firme para Ele.
Ame a Sua Palavra.
Olha que lindo que Spurgeon escreveu:
“Lembrem-se disso, se qualquer outra condição tivesse sido melhor para você do que aquela que você está, o amor divino te colocaria lá”
Essa frase acaba de me lembrar aquele versículo: “…O SENHOR não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo” Salmo 84:11.
O que for bom para nós, Ele nos dará.
Então minha querida irmã, se você for chamada a viver uma vida de solteira creia que você sempre viverá a mais linda história de amor. Era nisso que eu me agarrava. Não podemos nunca negligenciar os anos que o Senhor nos dá.
Abrace o presente.
Escolha Alegria todo dia.
Ame o Senhor acima de todas as coisas.
Ore e medite:
Se o Senhor não for digno de todo seu amor hoje, quem mais seria?
Se o Senhor não te satisfaz hoje, quem mais te satisfará?
Se o Senhor não te traz contentamento hoje, quem mais trará?
Se você não vive com propósito hoje, quando você viverá?… Eram algumas perguntas que eu indagava em meu coração.
Te desejo uma vida triunfante, plena de alegria na presença do Senhor, confiante que o seu destino é certo e será glorioso, que você caminhe todos os dias com um olhar firme em Jesus, que a cada manhã você traga a memória o que dá esperança e diga sempre com certeza de fé e alegria: “o Senhor é a minha porção”.
Com amor e bençãos,
Ieda Guimarães
Comments